Notícias

DNA desenvolve portal para o programa RS Amigo do Idoso

O Rio Grande do Sul é o segundo Estado brasileiro em número de idosos e o primeiro em expectativa de vida, o que nos impõe enorme responsabilidade de criar condições e estruturas sociais capazes de dar respostas às necessidades dos idosos e de suas famílias. Esses idosos representam 12,3% da população total, ou seja, são aproximadamente 1.300.000 pessoas, e vivem em média 74,5 anos

No nosso estado, há um número expressivo de pessoas idosas com dificuldade de acesso a serviços, que configuram um quadro de desigualdades e carências, justificando a execução do Programa RS Amigo do Idoso, focado no envelhecimento não apenas saudável, mas ativo, indicando uma situação de desacomodação e empoderamento das pessoas idosas.

Objetivos:
Desenvolver ações que propiciem a inclusão social das pessoas idosas, respeitando a heterogeneidade e as diversidades cultural, regional, étnico-racial, de gênero e de orientação sexual, como forma de garantir o exercício da cidadania, estimulando a emancipação, autonomia e independência nas atividades cotidianas, bem como as potencialidades e habilidades.

Lançamento do RS Amigo do Idoso:
Durante esse processo de construção, representações de idosos foram ouvidas e envolvidas através de dois eventos realizados em Capão da Canoa, sede do governo na Operação Verão, em janeiro e em fevereiro de 2008, que geraram o desenvolvimento de ações prioritárias, capazes de responder às demandas mais emergentes.

Linhas de ação:
O RS Amigo do Idoso desenvolver-se-á por meio de seis eixos e, nestes, estarão presentes as características essenciais definidas pela OMS para favorecer o envelhecimento ativo e tornar as cidades Amigas do Idoso, são eles: Promoção dos Direitos Sociais; Capacitação de Recursos Humanos; Atenção Integral, Qualidade de Vida e Rede de Serviços; Desenvolvimento Educativo-sócio-cultural; Estudos e Pesquisas; Descentralização Político-administrativa, Articulação e Gestão.
É com este enfoque que serão firmadas parcerias com os Municípios, através de apoio técnico para elaboração do Plano de Ação Municipal e financeiro para a execução das ações contempladas nas diferentes áreas e políticas setoriais, garantindo a efetivação de direitos sociais, qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas.


Evento dia 30/04:
Inauguração da sede do RS Amigo do Idoso e assinatura de Convênio com os 15 municípios integrantes da etapa piloto do projeto.
Participantes: Representantes do Programa Estruturante Nossas Cidades e do Projeto RS Amigo do Idoso, Secretarias parceiras, Prefeitos, representantes de instituições e pessoas idosas residentes nos municípios integrantes da etapa piloto, a seguir relacionados: Novo Hamburgo, Bagé, Veranópolis, Frederico Westphalen, Santa Rosa, Santa Maria, Paverama, Capão da Canoa, São Paulo das Missões, Cândido Godói, Roque Gonzales, Farroupilha, Gravataí, Progresso e Porto Alegre.
Ações Desenvolvidas:
Definidos os 15 municípios integrantes da etapa piloto do RS Amigo do Idoso, foram realizadas visitas para apresentação do programa e orientação para elaboração de um Plano de Ação Municipal. Os Planos foram analisados e validados pela equipe do RS Amigo do Idoso e serviram de base para escolha de ações a serem apoiadas através de convênio a ser firmado com os municípios. O Convênio visa a conjugação de esforços e recursos para implementação de ações do Plano Municipal, mediante um repasse de R$ 10.000,00. Após a implementação das ações os municípios receberão o selo Amigo do Idoso.


Ações Planejadas:
Divulgar o RS Amigo do Idoso nos demais municípios, criar grupo focal com vistas à elaboração do Plano de Ação Municipal e firmar Convênio para execução de ações contempladas nas diferentes áreas e políticas setoriais, incentivando a efetivação de direitos sociais, qualidade de vida e dignidade às pessoas idosas. A meta é certificar 200 municípios.
Ainda no corrente ano, será realizado um Curso de Especialização em Envelhecimento Ativo, com 360h/aula, em parceria com o Instituto de Geriatria e Gerontologia - IGG da PUC, destinado aos profissionais de saúde pública.
Será realizada, ainda, uma pesquisa para traçar o perfil do idoso do RS, inicialmente nos municípios da etapa piloto, e implementado um Observatório na sede do RS Amigo do Idoso, com a finalidade de manter informações atualizadas sobre a população idosa, identificando ações prioritárias para promoção do envelhecimento ativo.


voltar